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O que é RFV nos programas de fidelidade e para que serve?

RFV significa “Recência, Frequência e Valor”. São três indicadores essenciais usados em programas de fidelidade e em análises de clientes, os quais têm o objetivo de avaliar o comportamento dos clientes e de seus consumos. 


Mas por que essa avaliação é tão importante?


Um programa de fidelidade deve valorizar seu cliente e para 'acertá-lo' em cheio a métrica RFV permite que as empresas identifiquem e segmentem os clientes com base em seu comportamento de compra e valor para o negócio. Desta forma, as empresas personalizam suas estratégias de marketing e promoções para atender às necessidades específicas de cada segmento de clientes, aumentando assim a eficácia e o retorno sobre o investimento em marketing. Além disso, a análise RFV ajuda as empresas a identificar clientes de alto valor que podem ser alvos de ações de retenção e incentivos para aumentar sua lealdade à marca.






Então indo para os significados: 


Recência: Se relaciona com a última vez que o cliente interagiu ou fez uma transação com a empresa. Geralmente, clientes que tiveram uma interação mais recente estão mais propensos a se envolverem e responderem a ofertas e promoções.


Frequência: Se refere à regularidade com que um cliente se envolve ou realiza compras na empresa durante um período específico. Clientes que fazem compras com frequência são considerados ativos valiosos, pois contribuem regularmente para a receita da empresa.


Valor: Representa o total de dinheiro que um cliente gasta na empresa ao longo do tempo. Isso engloba todas as transações feitas pelo cliente, considerando o valor médio de cada uma delas.

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